domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula Coletivo — Turma 337 – Grupo 4



Plano de Aula Coletivo

Turma 337 – Grupo 4

 
Integrantes:
Luciane De Aquino Trigo Boscolo,
Lucineia Tavares Da Silva
Marcio Moraes De Proenca.

Tutora:
Vitoria Raquila Papadopoulos Koki

Tema: Números

Conteúdo:  Sistema  de Numeração Indo-Arábico
Turma: 7º Ano – 1º bimestre
Tempo Previsto: 6 aulas





Justificativa:

            O  sistema de numeração universal é o decimal, motivo pelo qual a matemática é conhecida como a Rainha das Ciências. Diante deste fato se faz necessário,  antes de conhecermos os conjuntos numéricos que fazem parte do nosso sistema de numeração bem como resolver operações e situações problemas a serem realizadas com eles, conhecer a origem do nosso sistema de numeração, a origem dos algarismos,  sua importância e evolução na história até se tornar o único, tornando a matemática uma língua universal.

            Faz-se necessário também destacar a importância das ordens e das classes no nosso sistema de numeração, a sua representação quantitativa bem como a sua leitura.

            Saber que os algarismos formam os números que mesmo representando a mesma quantidade podem representar situações diferentes.

 Se faz necessário o desenvolvimento da leitura e escrita, bem como a compreensão  da importancia da matematica (números) na vida do homem, desde a antiguidade, assim como  realizar operações e problemas referentes a este conteúdo, pois são amplamente utilizados em situações do nosso cotidiano bem como em outras disciplinas curriculares.

            Por meio desta comparação espera-se que os alunos investiguem aspectos importantes de nosso sistema, como por exemplo,  a operacionalidade de um sistema posicional, a possibilidade do uso de outras bases que não a base dez em um sistema de numeração, a importância do uso de um símbolo para o zero, dente outros.

 
Objetivo Geral:

            Compreender melhor as características do nosso sistema de numeração comparando os sistemas de povos antigos com o nosso sistema de numeração.
            Proporcionar aos alunos diferenciar números de algarismos, compreender que os algarismos formam os números  e que  estes estão presentes em todos os lugares e momentos de nossas vidas representando diversas situações (tempo, medida, quantidade, direção, dinheiro, localização, entre outros).

            Permitir ao aluno clareza o conhecimento os sistemas de numeração na antiguidade, fazendo comparativos entre estes sistemas, possibilitando ao aluno compreender a evolução do sistema indu-arabico posicional arabico ate nossos dias, bem como a importancia da escrita numerica para o ser humano desde a antiguidade.

Conteúdo:

- Sistema Antigos de Numeração (Egípcios, Mesopotâmico, Maia, Romano e Chinês).
- Sistema de Numeração Indo-Arábico Posicional.

Competências e Habilidades:

            Reconhecer por meio das histórias dos sistemas de numeração  a construção de ideias e do conhecimento matemáticos, estabelecer comparações entre sistemas de numeração identificando semelhanças e diferenças entre eles, decodificar a estrutura lógica da escrita matemática, transpor ideias relacionadas à base de um sistema de numeração para aplicações praticas


Competência Leitora e Escritora:
            A  competência leitora e escritora de nossos alunos será desenvolvida por meio do estimulo a leitura, através de textos impressos, textos presentes nos livros didáticos e no caderno dos alunos, em slides e na apresentação de vídeos referente ao conteúdo trabalhado e com estimulo a  escrita solicitando a criação de um sistema de numeração, com símbolos pesquisados referente a fauna, flora ou o reino animal que deverá ser apresentado em forma de textos escritos e com exposição dos mesmos justificando sua escolha e o funcionamento do sistema criado.

 

Estratégias

- Leitura de textos referente ao sistema antigo de numeração, representação dos algarismos e a representação do seu valor posicional;
- Atividades envolvendo o sistema de numeração de cada civilização, como eram realizadas suas representações e operações e qual o seu valor correspondente ao nosso sistema de numeração permitindo que ele compare e decida qual o mais prático para utilizarmos;
- Solicitação da criação de um sistema de numeração que deverá  ser apresentado através de textos,  em forma de trabalhos escritos,  e com exposição dos mesmos justificando a escolha dos símbolos utilizados para representar o sistema de numeração criado, que deverá representar a flora, a fauna ou o reino animal ( de acordo com sua pesquisa) bem como o porque da sua escolha;
- Utilização de vídeos ou slides  contendo a história do sistema de numeração;
- Atividades do Caderno do Aluno;
- Atividades individuais impressas com  interpretação dos textos estudados;



Metodologia
- Através de aulas teóricas, explicativas, expositivas, com auxilio do quadro negro, vídeos, slides, livros paradidáticos e didáticos, contos impressos a serem entregues individualmente;
- Questionamentos orais referente às situações apresentadas bem como solicitação de comentários  e opiniões;
- Atividades que possam relacionar os símbolos da antiguidade com o nosso sistema de numeração.

 
Recursos Didáticos:
            Livros paradidáticos, livros didáticos,  atividades impressas, caderno do aluno, data show, computador.

 
 Avaliação:

·         Observação da participação, interesse  e desempenho nas atividades propostas; atividades individuais e em grupo; avaliação diagnóstica individual.

  • A avaliação será utilizada como mecanismo que ficará um diagnóstico do processo de aprendizagem do aluno, levantando elementos para corrigir distorções observadas nesse processo, assim tanto os progressos como as dificuldades de aprendizagem, serão refletidas e consideradas como parâmetros para replanejamento das ações pedagógicas;
  • A avaliação buscará continuamente o sucesso do aluno na aprendizagem e não apenas quantificar o produto final dessa aprendizagem.
  • A avaliação valorizará qualquer indício que revele o desenvolvimento  do aluno, sob qualquer ângulo, nos conhecimentos, nas formas de se expressar, nas formas de pensar, de se relacionar, de realizar atividades diversas, nas iniciativas, etc.; através dos seguintes procedimentos:
  • Avaliação objetiva,  dissertativa escrita e oral, testes, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas, seminários,exercícios propostos em sala de aula e para casa.
  • Avaliação subjetiva: observações do aluno quanto a participação e interesse durante a aula e em tarefas extraclasse.

Recuperação:
         Revisão de conteúdos específicos quando constatado dificuldades de observação, realização e compreensão de atividades que envolvam os mesmos; resolução de atividades e situações problemas
        A recuperação será continua, tão logo seja verificada a dificuldade do aluno, ao longo do período letivo, através de: Retomada de conteúdos (ou parte deles) através de comentários sobre os erros mais freqüentes cometidos pêlos alunos, trabalho com monitores, exploração do tema em defasagem com metodologia diferenciada da que foi utilizada anteriormente.



http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/p http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/p
 

Compensação de Ausências

          Será realizada de acordo com a legislação vigente, no período estabelecido pelo calendário escolar, através de atividades propostas em sala de aula tais como exercícios, pesquisas, elaboração de painéis, exercícios extras, apresentação do caderno ou em outra forma de registro, (do conteúdo perdido nas aulas perdidas) que receberão pesos referentes ao número de ausência a serem compensadas.

 
Bibliografia:

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1994.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática . São Paulo: Ática, 2007

GIOVANNI, Jose Ruy; CASTRUCCI, Benedito; GIOVANNI JUNIOR, Jose Ruy. A conquista da Matemática: 8ª série. São Paulo: FTD, 2002.

GUELLI Oscar – Jogando com a Matemática – 5ª série. São Paulo: Ática.1992

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, Caderno do Professor e Caderno do Aluno: Matemática, Ensino Fundamental – 6ªsérie / 7º ano, 2009.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, Matrizes de referência para a avaliação: documento básico: SARESP. São Paulo: SEE, 2009.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática. São Paulo: SEE, 2008b.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Saresp 2008: Matriz de Referência para a avaliação: Matemática. São Paulo: SEE, 2009b. São Paulo: Scipione, 2004.

 



   

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